Alguns itens como é sabido de todos tem que ser observados, mas também sabemos que comunmente ocorrem problemas na hora de instalar os circuitos.
É muito importante ter as referencias bem estabelecidas para o alinhamento e altura das caixinhas, considerar o padrão para interruptores e tomadas médias (110cm) e das tomadas altas que podem variar conforme a aplicação (purificadores de ar por exemplo). Nas tomadas baixas é que ocorrem os maiores problemas. É quando o cliente resolve que não vai mais rodapé de madeira e sim de pedra, 5 cm mais alto, ou tomadas embutidas no rodapé como é este caso.
Não precisamos ficar acanhados, se voce não importuna o arquiteto pra estabelecer e reafirmar o nível de referencia, (aquela marca feita com nível de mangueira geralmente a 1 metro), voce corre o risco de ser mal falado e desmentido na frente do cliente. Não se esqueça que quem erra é o peão, chefe se engana. Ao menos teremos argumento para saber que profissional somos nós.
O arquiteto além de profissional tem que ser marketeiro e político, e geralmente a politica com o cliênte é que atrapalha. Só que garante o pagamento.
Um dos acessos que estou executando possue 8 bocas de conduite 3/4" numa caixinha 4X4, não da pra correr o risco de entupir. O pedreiro por mais caprichoso que seja tem tarefas muito dinânicas e não tem muito tempo para detalhes e ajustes que o eletricista sabe que são fundamentais, principalmente em relação ás curvas.
Essa obra é grandinha, e como em todo apartamento, cheia de desafios. Tem cada volta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário ou mande um e-mail : accalado1@gmail.com Obrigado.