Neste post vamos falar sobre parte do processo de fabricação de um painel com duas chaves de transferência para geradores de 75 KVA e 100 KVA, associado á Unidade de Supervisão de Corrente Alternada - USCA.
Esse trabalho é parte de uma parceria para instalação de um dos geradores, o de 100 KVA, e manutenção e adequação do outro de 75 KVA.
As imagens mostram a disposição dos componentes principais para marcação das aberturas de acesso dos cabos e fixação das partes correspondentes.
Detalhes da proteção de Policarbonato são enfatizados exaltando sua importância.
Durante a elaboração do projeto são consideradas as normas técnicas correspondentes ao tipo de carga a ser comutada, além da capacidade de ruptura e outras características que definem o tipo de contator e capacidade dos cabos e barramentos.
Certamente além das características técnicas, a disposição das peças de forma simétrica e funcional é de vital importância.
A utilização de ferramentas adequadas para cada tipo de trabalho é fundamental para a boa execução das tarefas com destreza e segurança.
Além disso somente pessoal qualificado deve executar trabalhos técnicos sem esquecer jamais as boas praticas no uso de equipamentos de segurança como óculos e luva.
O bom planejamento, não só para elaboração do projeto mas também do local de trabalho e disponibilidade de materiais e ferramentas, garante agilidade sem perder a qualidade.
A execução com mão de obra qualificada tem garantido a satisfação do cliente e a continuidade dos contratos além novos trabalhos.
Tais características atestam a qualidade e responsabilidade da nossa equipe, consolidando nossas parcerias e fortalecendo nossa empresa.
A preocupação com a segurança em todos as esferas no processo de execução do projeto é fortemente ressaltada.
Os cursos e treinamentos realizados pela equipe como: NR-10 ; NR-35 e NR-17, somados aos relatos e experiências trocadas entre funcionários e parceiros, proporciona um outro ângulo de visão.
Valorizando a vida humana em todos os aspectos. Olhando não somente para os trabalhadores mas também para os usuários
O conjunto de proteções contra o contato humano aos barramentos, tais como portas de fechamento e anteparos, tem que respeitar determinadas regras de montagem e instalação.
Devem ser bem fixos e suportar não apenas a ação das pessoas mas também esforços mecânicos causados por eventuais explosões, como as previstas em ensaios de segurança que definem a capacidade de ruptura e máxima corrente de curto circuito de outros dispositivos.
As proteções plásticas devem ser de Policarbonato e não de Acrílico como é comumente relatado e muitas vezes efetuado.
Trata-se de uma falta grave a utilização de acrílicos pois na eventualidade de um mal contato causar superaquecimento das partes envolvidas, essa temperatura é capaz de incendiar o acrílico, que é inflamável e propaga chama.
O policarbonato por sua vez possui boas vantagens sobre outros materiais tais como:
*Possuem transparência de até 90%;
*Alta resistência à impactos, 200 vezes maior que o vidro e 250 vezes maior que o vidro temperado;
*Impede a passagem das radiações UV, pois não transmitem luz ultravioleta;
*Suportam temperaturas de -50ºC à +135ºC;
*Resistência à abrasão, devido a sua dureza
*São pouco inflamáveis, ou seja, queima com certa dificuldade, necessitando de uma fonte de combustão para mantê-lo queimando;
*Considerado leve, facilitando seu manuseio, um metro quadrado de espessura 6mm pesa 7,2 Kg; o vidro nas mesmas condições pesa 15KG;
*Efeito estético;
Após as montagens na oficina o painel é devidamente transportado e alocado, sendo assim preparada sua instalação.
Para tal, é necessário a programação de uma parada de energia, nesse caso calculada em 4 horas, de forma a minimizar os transtornos dos usuários fazendo antes disso as adequações necessárias.
Durante a parada são realizadas as conexões dos cabos, reaperto das partes envolvidas testes de controle e de transferência.
São simuladas falta de fase, falta de energia da concessionária, retorno da energia.
São apurados os tempos para processos das máquinas e dispositivos além dos testes de carga.
A definição de valores de mão de obra para este tipo de trabalho é diretamente vinculada á execução dos trabalhos relacionados á instalação e manutenção dos geradores.
A implementação das chaves de transferência depende não apenas da verificação de falha de rede mas também dos sinais de acionamento da parte do gerador, que deve ter sua manutenção preventiva em dia.
Somente com documentação comprovando tal situação é que teremos uma situação real de contingenciamento no caso de uma falta de energia.
A execução de tais tarefas demanda a utilização de dois profissionais técnicos, além da equipe de manutenção do gerador e mão de obra esporádica para manuseio e instalação das máquinas e do painel.
Para trabalhos dessa natureza devemos discutir o projeto e as necessidades da instalação.
Para mais, favor entrar em contato pelo e-mail: fminstalacoes.sp@gmail.com
Até mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário ou mande um e-mail : accalado1@gmail.com Obrigado.