20 de novembro de 2012

ESPECIFICAÇÃO - CALHAS E PERFILADOS

FIOS / CABOS / CALHAS / PERFILADOS

Um aspecto muito importante é a descrição e especificação dos materiais. Comumente há documentos anexos com referencias quanto ao tipo e qualidade do material a ser utilizado.

Em alguns casos os próprios desenhos fornecem as informações necessárias de parte dos materiais envolvidos.

Nesse caso temos não só o tipo de cano a utilizar como também a bitola dos cabos de fase, neutro e terra.

Toda fonte de informação deve ser lida e comparada, nossa equipe já encontrou divergências em desenhos de um mesmo projeto onde o unifilar mostrava uma bitola para o circuito alimentador e no multifilar era indicada uma bitola menor (indicação próxima do disjuntor.

Isso se deu pelo fato de o desenho unifilar ter sido atualizado e não recebi a atualização do multifilar apesar dela existir.


Essa é outra questão importante. A atualização dos projetos deve sempre ser repassada aos gestores de cada equipe, mesmo que por e-mail a princípio. As alterações quando não vislumbradas a tempo da execução provocam um desconforto considerável na equipe e no desenvolvimento das outras tarefas junto a outras equipes.

As características de materiais como eletrocalha , perfilados e eletrodutos são de grande relevância pois representam um valor considerável dentre todos os materiais. Outro grande vilão dos preços são os fios e cabos de cobre.

Referente aos perfilados devem ser utilizados perfilados em chapa 18, sem furos, devidos á adequações recentes em normas de segurança e execução de trabalhos em áreas ocupadas e de circulação. Da mesma forma as eletrocalhas não devem ser perfuradas.

Em Porto Alegre encontramos um fornecedor que é fabricante das calhas, perfilados e suas derivações. Como a obra maior era de 1.000m2, a quantidade de materiais utilizados favoreceu a negociação com este fornecedor.

Dessa forma houve uma economia de aproximadamente 15%.

A quantidade de materiais de fixação e montagem deve ser bem calculada para não parar os trabalhos por falta de derivações e materiais de aperto.

Algumas derivações de eletrocalhas devem ser fabricadas e isso deve ser considerado na hora de especificar os materiais e se for o caso propor a alteração de caminhos e materiais.



A revisão e alteração de lay-out das instalações acontece nesse caso em particular pois trata-se de obras com características diferentes de um hospital ou de uma empresa que comumente tem prazos largos para execução se comparado com as academias.



Entre a locação do imóvel e a inauguração da academia correm de 50 a 70 dias dependendo do tamanho e do tipo de projeto.




Sendo assim nos resta de 30 a 40 dias para execução da parte elétrica pois as outras tarefas desde projeto até o desenvolvimento da civil e montagem de equipamentos consome o restante do prazo.



On-line

Utilizadores Online